# 11. meditação e crianças. take 3

Não posso deixar de voltar à importância deste tema.
Para quem dúvida, questiona, hesita..
A meditação e a gestão emocional na infância são assuntos que começam a ser validados por estudos científicos.
Os benefícios são amplos, aumento da concentração, auto-controlo, empatia, redução de stress, ansiedade, depressão e redução de sintomas de hiperatividade e déficit de atenção.
Também existem estudos que comprovam melhoria nos resultados académicos e declínio de bullying em escolas com práticas de meditação/mindfullness.
Mas, então porque ainda tão poucas crianças praticam meditação?
Dar às crianças ferramentas para afastar pensamentos e comportamentos negativos, construir auto-estima, promover foco e respeitar-se a si e aos outros é um presente que levarão para toda a vida.
As crianças de hoje lidam desde mais cedo com stress, ansiedade e falta de foco.
Num mundo cada vez mais acelerado, numa sociedade cada vez mais dominada pelo eletrónico, mais importante e premente se torna formar as crianças com outros valores, com consciência de si, dos outros e do mundo.

O ser humano tem de forma inata as dinâmicas necessárias para a descoberta de si e do mundo.
Mas, com o passar dos anos, a sociedade, o mundo limita-nos, restringi-nos, condicionando a nossa identidade, o nosso ser, o nosso estar.
Algo que é inato...perde-se com os filtros que criamos, que nos impõem ou ensinam.
A meditação pode ser experimentada desde a infância, e nas crianças surge como algo natural.
Porque são criativas, são flexíveis. Porque não complicam, porque não julgam...
Porque o cérebro das crianças está mais tempo em estado alpha do que o dos adultos.
Logo, a meditação é mais fácil para elas.
Mas, deve ser praticada, desenvolvida, para permanecer no futuro.
Vamos potenciar as capacidades inatas que todos temos...
Vamos regar e adubar, para ver a planta crescer, florescer, frutificar.
Vamos plantar a semente e deixar desabrochar a flor!

Como pais ou educadores, preparamos as nossas crianças para serem libertadas ao mundo.
E desejamos vê-las partir como indivíduos felizes, competentes e capazes de fazer um mundo muito melhor.
A forma como as crianças vão percepcionar o mundo, o mapa da realidade delas, vai ser profundamente influenciado por nós adultos. 
É nossa responsabilidade, contribuir para que os filtros que irremediavelmente irão fazer parte da vida das nossas crianças, contribuam para uma forma positiva, feliz e completa de ser e estar na vida.
Apresentar-lhes a meditação desde tenra idade será definitivamente valioso.
E tudo pode começar de forma simples...estar atento, estar no presente, estar aqui e agora.

Aqui e agora, sou grata por sentir a verdade das palavras que escrevi e por poder partilhá-las convosco!

Comentários

Mensagens populares deste blogue