# 12. Mandalas
Mandala, palavra de origem sâncrita, significa círculo, circulo mágico, circulo sagrado.
Mandala é uma imagem circular. Com um centro e formas concêntricas em seu redor.
São utilizadas em várias culturas como o hinduismo, budismo ou yoga.
Têm um significado simbólico, o Todo, a Vida.
Tudo o que tem um centro que irradia para a sua envolvente.
As mandalas representam a essência da nossa existência.
Estão em tudo o que nos rodeia.
Nas flores, nas conchas, na fruta. Num pneu, numa carica, num relógio.
Nos olhos, nas orelhas. O umbigo é o centro da mandala que é o nosso corpo.



Desenhar, pintar, construir mandalas é considerado um exercício de meditação e contemplação.
As mandlas prendem o olhar, aumentam o foco e transmitem sensação de harmonia e paz.
Carl Jung considera as mandalas um importante auxiliar em terapia porque ajudam a fixar atenção, a aquietar pensamentos.

As mandalas remetem ao nosso centro, ao nosso EU.
Ao Eu e ao que nos rodeia.
Ao Eu no Mundo.
A consciência da energia circular é consciência da força, do movimento para fazer acontecer.
São os nosso pensamentos e as nossas ações que conduzem à realidade que vivemos.
E se atraímos o que somos, devemos dar atenção ao que nos rodeia.
O que irradiamos, vai influenciar o que nos rodeia.
Se nos sentimos bem, irradiamos bem, vamos atrair bem.
Se nos sentimos mal...
O equilíbrio entre o ser e o estar...
O que somos no intimo está em sintonia no modo como estamos no mundo?

Mandalas podem ser autênticas obras de arte...Alguns monges budistas passam horas a fazer mandalas enquanto meditam para, no fim, as desfazerem. O objetivo foi cumprido, não existe necessidade de as manter.
Vamos fazer obras de arte com as nossas crianças, com as crianças de todas as idades?

Colocar uma música calma...Staton Lanier Bread of Angels
Explique que vamos desenhar, pintar...
Explique o que é uma mandala...circulo, centro...
Que no centro do desenho está o Eu e em redor o que nos faz feliz.
Eu (a criança) e o que a rodeia. E deixe a imaginação e a criatividade fluir...
Não dê exemplos...apenas, se necessário, reforçar, Eu e o que me rodeia...
Não há certo ou errado, tudo é possível.
Fornecer um circulo (por exemplo recortado de uma embalagem de cereais, para ser mais resistente)
Fornecer lápis, canetas, ceras, aguarelas...
E deixar a criança meditar.
Apenas uma regra, silêncio. Para concentrar no desenho.
Eu e o mundo, Eu e o que me rodeia...

 
Aqui e Agora, eu medito com mandala!

Comentários

Mensagens populares deste blogue