# 2. Meditação

A meditação é uma prática antiga, milenar.
A meditação está presente em várias religiões, práticas culturais, tradições espirituais...no budismo, no yoga, no mindfulness...
A minha interpretação de meditação é muito ecléctica, foi beber a várias fontes...
Das várias experiências, vivências, pesquisas que tenho feito, emergem princípios, pressupostos que são transversais...e por isso, por se repetirem em temáticas diferentes e por sobreviverem ao passar dos anos, eu aceito-as como válidas.
É a minha racionalidade, o meu pragmatismo a emergir para validar algo que não se explica!
É a minha mente a refletir, a ponderar, a analisar, a considerar, a raciocinar, a matutar, em suma...a pensar!

Costuma dizer-se, é preciso parar para pensar.
Mas, costuma realmente parar?
E parar para não pensar?

Na nossa sociedade, o quotidiano da maioria das pessoas, não inclui momentos de pausa.
Não paramos de pensar. E o pensamento compulsivo embacia a nossa capacidade de ver mais além.
E, inconscientemente, acabamos por acreditar que somos os nossos pensamentos.
Assumimos convicções e crenças, que nos limitam ao nível da ação, das capacidades, e pior, ao nível da identidade. Do Eu SOU...!

Meditação é sobre encontrar um espaço seguro, dentro de nós, livre de pensamentos, livre de julgamentos e crítica.
Um espaço onde vamos além dos nossos pensamentos e podemos ver, ouvir, sentir o que realmente somos.
Onde podemos apenas ser!

Meditação não é uma voz interior, não é o certo ou errado.
É estar consciente de quem somos e do mundo que nos rodeia.
O desenvolvimento da consciência de nós próprios ajuda a nutrir uma melhor relação connosco (experiência interna) e a compreender melhor a interação com o mundo e os outros (experiência externa).

Numa sociedade em que a inteligência emocional e as competências emocionais são cada vez mais valorizadas, aprender a meditar em tenra idade é uma mais valia preciosa.

As crianças são o futuro. E tudo o que lhes transmitimos vai fazer a diferença no futuro delas.

E eu acredito que devemos dar o exemplo...Aqui e Agora!


Comentários

Mensagens populares deste blogue