# 6. A meditação e as crianças. take 1

Em termos cronológicos, este deveria ser um dos primeiros posts...
Mas, creio que falar da relevância da meditação para crianças é sempre oportuno!
E se calhar, voltaremos a este assunto. Não se calhar, mas certamente!

A maior parte de nós começou (ou vai começar!) a meditar na idade adulta...em resposta a algo que não estava bem, na procura de alternativas ao que devia ser diferente, ao que podia ser melhor.
Quem começou a meditar por estas circunstâncias é capaz de perceber o que pretendo atingir ao colocar a seguinte questão:
Então, e se a meditação tivesse feito parte das nossas vidas desde crianças? E se os benefícios que hoje sabemos que a meditação tem na nossa vida, pudessem ter sido usufruídos antes...

Não acredito em viver no passado, no arrependimento...
Como tal, opto por não me focar no E se tivesse descoberto a meditação aos 20 anos como a minha vida teria sido diferente. 
Eu opto por ficar grata pelo percurso que faço, a cada dia.
Mas, hipoteticamente, e se a meditação e toda a estrutura de pensamento, forma de ser e estar resultantes da sua integração no meu quotidiano, tivesse surgido aos 15, aos 20, aos 25?

Um dos motores que me moveu no aprofundamento desta temática foi perceber o impacto que a minha forma de ser e estar tinha na vida dos meus filhos, no seu quotidiano e a vontade de os condicionar para o futuro da melhor forma possível. 
Porque todos os dias as nossas ações condicionam os nossos filhos. Para o bom e para o mau.
E muitas vezes, o que fazemos com a melhor das intenções, não tem o efeito pretendido.
E essa constatação, levou-me à procura de outra forma de ser e de estar.
Mas atenção...continuo a errar! Provavelmente todos os dias!
Então, é importante que eles (os filhos!) também aprendam e apreendam como lidar com o que os rodeia...e não só com a mãe!
Existe um mundo inteiro à espera deles que não tem os mesmos cuidados que nós...

Rudolf Steiner, fundador da antroposofia e da Pedagogia  Waldorf, defendia que a nossa tarefa mais importante deve ser a formação de seres humanos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis.

As crianças são o futuro. Tudo o que lhes transmitimos e as "ferramentas" que lhes damos, vão fazer a diferença. No futuro delas e no nosso.

O Dalai Lama afirma que se todas as crianças de 8 anos aprenderem meditação, eliminaremos a violência no mundo dentro de uma geração.

Dá que que pensar, não dá? 

Aqui e Agora, parem e vejam as vossas crianças!

Comentários

Mensagens populares deste blogue