# 9. SO HUM

SO HUM
Hã?? Sou o quê?

So Hum é um mantra.
E como outros mantras, pode ser utilizado como técnica de meditação, ajudando a mente a acalmar.
So Hum lê-se sou ham.
É um mantra associado à vibração da respiração mas também tem (ou pode ter!) um significado mais contemplativo, filosófico.
So Hum traduz-se em So=Eu sou + Hum=isto.
Eu sou isto...
Eu sou isto!
O ênfase da frase faz a diferença!
"Isto" pode referir-se a toda a criação, ao universo.
Também pode ser aquilo que nós quisermos ou aquilo que nos surgir na mente.

Proponho que ouçam Coro So Hum https://www.youtube.com/watch?v=qA4XX15xatk
Com a música em fundo, vamos começar!


Aqui e Agora, e o resto fica lá fora! 
(e simbolicamente fechamos a porta e sentamos)
Vamos sentar confortavelmente, fechar suavemente os olhos. Isso mesmo.
Vamos relaxar...sentir o corpo a ficar mole, descontraído.
Pousa as mãos...as palmas viradas para baixo.
E sentes o teu corpo cada vez mais pesado...mole... descontraído.
Vamos respirar fundo...calmamente.
Inspira (e inspiramos profundamente para se ouvir o som da nossa inspiração)
Expira (e expiramos profundamente)
Isso mesmo.
E continuamos a respirar...calma e suavemente.
Inspira, ar dentro...
Expira, ar fora...

(avaliar o estado da criança e reforçar verbalmente o relaxamento do corpo, o fechar dos olhos-senão fechar, não faz mal, deixar a criança decidir...e inspirar/expirar para estabelecer ligação com a criança)

Ao inspirar, diz na tua cabeça Eu Sou...
Ao expirar, deixa a tua mente responder..
Inspira, Eu sou...
Expira, tudo o que eu quiser!
Inspira, Eu sou...
Expira...
Inspira Eu sou...
Expira, o que eu quiser.

(e continuamos...avaliando a criança, percebemos o que devemos reforçar ou se apenas devemos estar com ela, a respirar e a vivenciar o mantra que está na musica de fundo. Conforme a idade da criança e conforme ela estiver a reagir, gerir o tempo deste exercício.)

Ao teu ritmo, quando estiveres preparado(a)...abre os olhos, mexe suavemente sa mãos, os braços. Faz os movimentos que o teu corpo precisar. Até mente e corpo estarem em sintonia.

Vamos perguntar à criança, o que surgiu.
Não há certo, nem errado. Tudo é possível. Tudo faz sentido.
Não dê exemplos...deixe que respondam.
Se disserem Nada...
Fecha os olhos. E diz, Eu Sou...
O que te surge? O que imaginas, o que vês? A primeira coisa. 
E se a resposta ainda for nada...
Como é o nada? (aguardar pela resposta)
É nada ou é tudo? são tantas e tantas coisas, que fica tudo preto/escuro/branco (qual tiver sido a reposta da criança).
Então, tu és tudo! Diz... eu sou tudo!

Antes ou depois da partilha (recomendo que se forem várias crianças, seja antes), dê uma folha de papel, lápis, canetas, aguarelas e peça para elas desenharem a resposta.
Eu sou...


As respostas podem surpreender.
Podem servir para percebermos mais sobre o que a criança pensa, sente, deseja.
Ou podem apenas servir para meditar...relaxar, respirar, imaginar, sentir.

As minhas cobaias, que me têm ensinado mais do que qualquer curso, deram as respostas mais variadas:

Sou uma princesa

Sou um peixe

Sou o barco do amor

Sou uma cidade

Sou uma menina calma

Sou uma praia

Sou rei

Sou a Ana

Sou uma casa

Sou uma menina com uma cadela

Sou o pai.

Sou o mundo!

Sim, estas são respostas de meninas e meninos com idades entre os 3 e os 6 anos.

Sou uma menina calma (reparem, está a meditar!)

Sou o mundo

Sou uma menina com uma cadela

Sou o barco do amor!

Aqui e Agora, Eu sou...e tu?







Comentários

Mensagens populares deste blogue